A MÚSICA YOGI – Por Inayat Khan

A música oriental está baseada inteiramente em princípios filosóficos e espirituais. A música indiana, por exemplo, teve como inventor o Mahadeva, o Senhor dos Yogis, sendo Parvati, a sua amada consorte, quem a executava. Também Krishna, a encarnação divina, foi um músico experiente que encantava com as melodias de sua flauta aos Mundos e para que os yogis dançassem sob o encanto de sua música; este entretenimento foi chamado Raslila, a execução musical sagrada.

Bharata muni, o santo hindu maior, foi o primeiro autor de obras musicais. Místicos como Narda e Tumbara, etc., foram grandes músicos. O Céu dos hindus se supõe ser a Grande Ópera do Mundo espiritual, donde Indra, o Deus dos Céus, se diverte ante o clássico canto de Ghandarvas e a dança Apsaras (os músicos do Céu). A música chama-se Sam Veda, a Deusa do Conhecimento e da Literatura, e também Saraswati, que é a grande adoradora de Veena. Tudo isto mostra que todo o sistema da Religião e Filosofias indianas, está baseado na Ciência das Vibrações. É por este motivo que se lhes dá o nome de Nada Brahmã (o SOM é DEUS).

Segundo o ponto de vista científico e filosófico, é uma verdade que as vibrações manifestam sua atividade onipresente. Como diz o sufi Shams Tabraz, em sua poesia sobre a Criação: todo o mistério do Universo reside no Som. Este fato está consignado no Alcorão assim como na Bíblia.

As vibrações finas através de suas várias atividades, densificaram-se em diversos graus, que formam os diferentes planos de existência e terminam na manifestação física. As vibrações espirituais convertem-se em físicas no seu aspecto mais grosseiro, assim como a água transforma-se em neve debaixo de certas condições. A maior atividade materializa as vibrações e a menor, eteriza-as. Isto demonstra que espírito e matéria são o mesmo no sentido mais elevado. Do mesmo modo que o espírito na sua descida se converte em matéria pela lei das Vibrações, também existe a possibilidade de que a matéria eleve-se para o espírito.

Os grandes yogis (iogues) e sufis sempre alcançaram seus fins por meio das práticas da Yoga ou Kasab a fim de obterem o mais elevado estado de perfeição, eterizando-se a si mesmo pelo conhecimento das vibrações.

O som material dos instrumentos ou a voz produzida pelos órgãos humanos do som, nos revela realmente o Som Universal das Esferas, que não se pode ouvir nem conhecer, a não ser que cada qual procure eterizar-se o bastante para se apartar do sentido da audição e poder, assim, ouvir o mais sutil som do abstrato, pondo-se no mesmo diapasão com ele, o que se chama Anhada Nada pelos yogis e Santi samadhi pelos sufis.

A pessoa que se interessa pela música, geralmente sutiliza-se por virtude desta e se as circunstâncias lho permitem, a Arte Musical a conduz ao mais elevado Mundo do Som, que exercerá um grande efeito de arrebatamento sobre ela.

Os sufis se transportam e se perdem neste Som chamando-o de Masti (êxtase). Os poderes psíquicos e ocultos vêm por si mesmos depois deles experimentarem esta condição de êxtase, e todo o conhecimento da existência visível e invisível se lhes aparece. Esta beatitude de felicidade e paz, só é proveitosa aos yogis e sufis interessados na divina arte da música.

Quase todos os grandes músicos do Oriente, chegaram a grandes Santos, pelo poder da música. Os últimos grandes músicos da Índia, como Jansen e Moula Bux, foram um belo exemplo de perfeição espiritual alcançado através da ciência musical.

Da Ordem dos Sufis

(Trad. do espanhol)

[Texto extraído da Revista DHÂRANÂ, 4 de Abril de 1926, um dos primeiros números da revista]

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.